Powered By Blogger

domingo, 17 de outubro de 2010

A Questão do Duplo: Uma reflexão



Procura-se, aqui, traçar uma visão panorâmica do surgimento e a permanência do espelho na cultura. Por que falar no espelho? Esse elemento é um mistério? O espelho enquanto tal é uma superficie plana, que fornce uma imagem virtual correta, mas invertida e especular de tamanho igual ao objeto refletido. Até o século XVI, os espelhos eram feitos quase sempre de metal polido - ouro,prata, bronze, latão e até mesmo estanho. O vocábulo espelho deriva de especulum. originalmente, especular significava observar o céu e os movimentois das estrelas com o auxílio de um espelho. A ideia de espelho opõe-se á de simulacro!

Assim eu me vejo no seu sorriso, quantas vezes eu te procurei na minha imagem, quantas vezes eu te vi no meu reflexo.

Hoje vi a sua imagem.
A imagem que eu não me reconheci. Não encontrei nenhuma perspectiva, eu não sou mais o seu duplo. O nosso espelho partiu, quebrou e despedaçou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário