Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ceíce e Alcíone: os pássaros Alciônicos


caos
massa rude a indigesta
apenas peso inerte
desconjuntada semente da discórdia das coisas

terra, mar e ar

ciciam
confundidos

Paulo Leminski, in: Metamorfose, São Paulo, iluminuras, 1994.

Comentários:

O que tem de comum este versos da poética de Paulo Leminski, com o título: Ceíce e Alcíone, começamos pela fábula.


Nas palavras de Lange (1991), nos conta o mito de Céice e Alcione: Pássaros Alciônicos. Em que Ceíce era rei da Tessália, onde reinava em paz, sem violências nem injustiças. Era filho de Héspero. Ele estava muito triste com a perda de seu irmão, e então decidiu-se consultaro oráculo de Apolo.

De outro lado, a sua esposa Alcíone, filha de Éolo, o rei dos ventos, Ceíce e Alcione formavam um lindo casal, viviam na perfeita harmonia até Ceíce partir para Jônia. Em poucas palavras podemos dizer que o trágico aconteceu: Ceíce sofreu um náufrago e ele morreu afogado. Alcíone viveu dias longos de esperava, mas ela sabia da violência dos ventos, conhecia de perto o tenebroso vendaval, nem o seu pai consegui detê-lo.

Em longas esperas, Alcíone, com o seu tormento rogou a Íris: “Íris, minha fiel mensageira, vai até o domicílio do deus do sono e pede-lhe que mande uma visão, na figura de Ceíce”. E assim aconteceu. Sabendo que o seu marido já estava morto, Alcíone vai até a praia e metarmorfoseia em uma ave junto de Ceíce, agora ambos não são mais Rei e a Rainha, eles são pássaros. Alciônicos. Ela com o seu canto de lamento.

Imaginamos a benção de Éolo em conter a fúria do vento e fazer com que durante sete dias as ondas se acalmassem, para que Alcíone pudesse pôr seus ovos. Por isso também, é conhecido como os dias de Alcíone, a tranqüilidade do mar. Mesmo assim essa fábula na idade de ouro não tem o seu final feliz, diante dos olhos dos deuses Ceice e Alcione foram punidos pela vaidade, e por tal sacrilégio foram condenados a viver separados, Ceice tornou-se Alcatroz, vive no rochedo e Alcione em pássaro Martín pescador, que vive a maior parte pescando no fundo do mar.

Diante do mito dos pássaros alciônicos, podemos retirar várias reflexões, mas antes possamos afirmar que a semântica da palavra mito está repleta de significados, nos dicionários ela consta: “ narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural” e em outros verbetes a relação da sua natureza dar-se com a arte e entre outras. E entre a razão, o mito é considerado um estágio menos evoluído do pensamento racional.

Antes de finalizar a minha reflexão quero ressaltar o aspecto do mito do sonho, na mitologia grega, Morfeu é o deus dos sonhos. Ele foi responsável por induzir o sono e os sonhos daqueles que adotam um aparência humana, ele que levou a certeza para a Alcione que Ceirce estava morto.

A desgraça é o amor?

"Mas, depois de se deter, reconheceu o seu amado:

Bate com viol~encia os seus braços inocentes, com audíveis lamentos

E, despedaçando os cabelos e abraçando o corpo amado,

Encheu as feridas de lágrimas e misturou ao sangue o seu pranto

Beijando-lhe o rosto gelado."

Met. XI, vv.650-653









Nenhum comentário:

Postar um comentário