Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Retrato



Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.


Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
_ Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles in Antologia poética - 3 ed.Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 2001


Meus comentários:

A beleza da poesia esta na simplicidade das palavras, na poesia de Cecília Meireles - Retrato - em cada verso deixa claro a transformação do tempo em nós: "Eu não tinha este rosto de hoje,"
Como vários poetas diz "a água do rio não passa duas vezes no mesmo lugar", como a imagem: Eu não sou hoje, o que eu era antes... não estou falando da estética, sim do estado da alma.
"Nem estes olhos tão vazios"
O olhar é o espelho da alma, quando fica o vazio, o nada, temos várias possibilidades, se sente esta sensação, porque conheceu outra, do pleno, do cheio...Não existe a pior sensação de não sentir absolutamente nada..."Eu não sinto nem frio e nem calor." o eu-lírico enfatiza "tão", na ideia do além, o vazio amplificado, o vazio pelo vazio.

"Nem o lábio amargo"

Pela boca somos alimentados, no corpo, na mente e no espiríto,
a palavra nos liberta e nos aprisiona, o alimento traz os nutrientes, o amor acalenta os nossos medos.

Amargo oposto do doce, quando perdemos o encanto pela vida, o interesse, o re-começo, resta a amargura, o rancor, a ingratidão e a mágoa.

"Eu não tinha este coração/que nem se mostra."

Por que algumas pessoas tem medo,vergonha em dizer o que sente, em mostrar o coração, é preferivel mudar o coração, do que compreender, aceitar, buscar e perceber a própria estupidez.

O último verso nos provoca, e o eu-lírico nos questiona o que estamos fazendo com a nossa vida?
termino com os versos de Vinicius de Moraes

"A vida é a arte do encontro
Embora haja tanto desencontro pela vida".


O que nos faz sentir vazio? A falta de um amor, mas o que são as formas de amar e por que buscamos tanto e por que não nos satisfazemos com o pouco?


Ivete Vidigoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário