Powered By Blogger

domingo, 21 de novembro de 2010

A Psiquê e o espelho

in: mais.uol.com.br acesso 21/11/2010
No universo mitológico, há também o mito de Eros e Psiquê, a narrativa traz; Sofrimentos, torturas, depressões e tentativas de suicídio são viv~encias em todo o seu relacionamento com Eros, o amor. Ele é visto como um grande torturador e não como um querubim bondoso como mostra a imagem de Cupido. A partir deste mito existe várias possibilidades para fazermos analogias, ou seja, demonstra o que ocorre dentro e fora das pessoas.
Segundo Brandão (2000:209-50, v.II), havia um rei que tinha três filhas. A caçula, Psiquê, se destacava das demais por sua beleza e era adorada pelos homens como se fosse Afrodite. Isso causou inveja na deusa, que enviou seu filho Eros, de maus costumes, para fazer Psiquê se apaixonar por um homem que fosse o mais feio dos mortais.
O rei casou as suas duas filhas e, preocupado com a caçula, consultou um oráculo. Foi-lhe revelado que a jovem deveria ser conduzida ao alto de um rochedo, onde se uniria a um monstro horrível. A promessa foi cumprida, mas Eros, em vez de obedecer as ordens da mãe, acabou apaixonando-se por Psiuê e levou-a para um belo castelo. Lá, todas as noites, ele a amava, com uma condição: jamais a sua identidade seria revelada á amada ou a outras pessoas. Fama, uma divindade de multiplicidade de olhos e ouvidos, contou a todos a paz em que Psiquê vivia. As irmãs, invejosas, arquitetaram um plano para desgraçar a vida de Psiquê. Vidigoi, Ivete. O espelho e a duplicação do eu.PUC/SP - 2005

Psiquê ingênua aceitou o que suas irmãs disseram e descobriu quem era o seu amado. Abandonada Psiquê saiu á procura de seu amor. E enfrentou sua sogra e rival, Afrodite, que deu a ela quatro missões impossíveis de serem cumpridas, com o bojetivo de destruir a pobre mortal. Psiquê, com o auxílio dos elementos mágicos, venceu os obstáculos. Eros foi á procura de Psiquê e teve o consentimento de Zeus para transformá-la em uma imortal. Assim uniu-se a Eros e teve uma filha chmada Volúpia.

Um comentário: